PENOA

 CONSUMO, DESPERDÍCIO E PRODUÇÃO DE LIXO
(Filosofia dos três erres)


Não se engane: lixo não cai do céu, não nasce sozinho nem aparece de uma hora para outra. O lixo, seja líquido, sólido ou gasoso, é produzido por nós, moradores do planeta Terra. Somente nós, seres humanos, produzimos lixo.
A intensa produção de produtos de consumo e a propaganda incessante fazem-nos acreditar que seremos mais felizes se comprarmos mais coisas, se usarmos muitos objetos, se comermos de tudo o tempo todo, se trocarmos nossas coisas pessoais sempre rapidamente.
A indústria aumenta a produção de tudo e nós somos quase obrigados a consumir o tempo todo, sem trégua. E isso tem consequência: toneladas e toneladas de lixo são produzidas diariamente. O lixo polui, contamina, estraga o ambiente e acarreta problemas de saúde para os seres e para outros animais.
Pequenas mudanças de atitude podem ajudar a amenizar o problema. Pense assim: se cada um de nós tomar atitude e mudar de comportamento, isso pode fazer diferença. Por exemplo, adotando a filosofia dos “três erres”: reduzir, reutilizar e reciclar.

Reduzir
Diminuir o consumo. Antes de comprar, pensar se o produto é mesmo necessário. Antes de trocar objetos, verificar se eles podem ser utilizados por mais tempo ou por outra pessoa. Usar com cuidado a água, o gás, a gasolina e a energia elétrica. Evitar abusos e desperdícios.

Reutilizar
Usar novamente materiais que normalmente são descartados, como: sacolas de supermercado, roupas que podem ser reformadas, material escolar, móveis. Procurar doar aquilo que não serve mais para você e que pode ser útil para outra pessoa também fará a diferença.

Reciclar
Participar de programas de coleta seletiva de lixo, na escola, no prédio, no condomínio, no bairro, no trabalho, na cidade. Organizar grupos de coleta de lixo para reciclagem. O processo de reciclagem transforma o resíduo antes inútil em matérias-primas ou novos produtos.


Se você quiser aumentar a lista dos “erres”, lá vai:
Repensar suas atitudes.

Replanejar os gastos, o consumo, a quantidade de objetos necessários para viver bem.



Recusar produtos que agridem o meio ambiente.  

 Adaptação texto: A febre do planeta – Edson Gabriel Garcia




_______________________________________________________________


        Após a leitura do texto clique aqui 
no espaço em branco escreva: DRWMJFXES  
e clique em "join room" para responder algumas
         questões sobre o texto lido. 

                    ______________________________________

Agora responda no caderno:

Sabemos quem nem toda sílaba tônica é acentuada, existem regras para acentuação das palavras e elas estão relacionadas a classificação que fizemos anteriormente (oxítona, paroxítona e proparoxítonas).
Releia a tabela abaixo:



1) Explique porque as palavras abaixo são acentuadas.

a)também
b) fará
útil
Líquido
elétrica

2) Agora explique porque as palavras abaixo não são acentuadas. Se tiver dúvida consulte a explicação aqui ( http://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/reforma-ortografica-acentuacao-grafica-tabela-traz-regras-ja-de-acordo-com-a-nova-ortografia.htm)
sacola
reciclar

3) Levando em consideração o texto lido, em seu dia-a-dia você se considera uma pessoa consumista, que não se preocupa muito com o desperdício e a produção do lixo, ou uma pessoa que na medida do possível busca utilizar a filosofia dos “três erres”? Comente sua resposta.


4) Para praticar as regras de acentuação joque os jogos abaixo na ordem a seguir:



5) Escreva algo que você lembrou ou aprendeu na aula de hoje   :



Nenhum comentário:

Postar um comentário